sexta-feira, 15 de julho de 2011

Educação Infantil

“Quando as dificuldades e as conquistas são compreendidas como condições ao desenvolvimento humano as desigualdades tornam-se um elemento de superação.”
Jussara BeserraA criança é um ser em pleno desenvolvimento. Portanto, cabe aos pais e a comunidade social propiciar de forma sadia e prazerosa um ambiente que ajude na formação desses indivíduos, afim, de contribuir não só para uma infância feliz, mas para a formação de indivíduos capazes de exercer a sua cidadania como parte inerente e final do processo do desenvolvimento humano. Nesse sentido, a Fundação CUCA, vem nesses últimos treze anos pensando e repensando a sua prática em torno da problemática da necessidade básica que é a iniciação das crianças nas classes de alfabetização, onde as principais necessidades primárias educacionais não foram sanadas e ou ao menos desenvolvidas no seio das suas famílias e tampouco em âmbito educacional e social.

Historicamente, é sabido que a educação das crianças menores de cinco estava sobre a responsabilidade da família. Esse paradigma vem mudar com a chegada do modelo capitalista industrial, ao qual vem absorver a mão de obra feminina. Com isso, a urbanização e a jornada de trabalho exercida pela mãe e pelo pai trazem a tona mais uma vertente que é a preocupação do cuidado aos filhos das famílias trabalhadoras. Sem condição de deixar o trabalho para cuidar dos filhos, como a surgir os primeiros movimentos de luta em favor da abertura das primeiras instituições voltadas para as crianças de 0 a 6 anos. Entretanto, o cuidar e o educar são marcas que estão presente nas práticas e nos modelos educacionais até os dias de hoje. Foi observando os modelos educacionais para essas crianças que a Fundação CUCA, vem experimentar neste ano um modelo educacional baseado numa pedagogia de projetos que levarão a criança na sua fase particular desenvolverem-se como pessoa responsável pelo seu descobrimento e desenvolvimento a partir dos estímulos que assim lhe oferecerem.

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